Etiquetas, Impressoras

Etiquetas adesivas: Qual material devo utilizar ??

Preciso definir a melhor etiqueta para minha utilização. Qual devo escolher ??

Basicamente existem duas famílias de etiquetas, quando falamos do material que a compõe: filme plástico ou papel

  1. FILMES: Os filmes mais utilizados para confecção de etiquetas são o BOPP (ou polipropileno biorientado) e o poliéster. Normalmente utilizamos estes tipos de etiquetas quando as mesmas serão submetidas a grande umidade ou imersão em líquidos, inviabilizando assim a utilização de papéis. Dentre os filmes, o BOPP é muito mais utilizado que o poliéster, principalmente devido ao maior custo que o poliéster apresenta. Porém em algumas situações o uso do poliéster se faz necessário. Por exemplo quando as etiquetas serão submetidas a alta temperatura (acima de 90°C – até 150°C) ou ação de agentes químicos, devemos utilizar o poliéster.
  2. PAPEL: O papel é o composto mais utilizado na confecção de etiquetas, devido ao baixo custo do mesmo.Quando falamos de etiquetas em papel, os principais tipos são: papel couché tradicional, papel térmico ou papel transtérmico. Dentre estes o mais comum é o papel couché, muito utilizado para identificação em caixas, rótulos de produtos, etiquetas de envelopes, identificação de pacientes e visitantes em hospitais e laboratórios e infinitas outras utilizações. O papel térmico por sua vez, devido a uma camada de material termo-sensível que ele recebe, apresenta a vantagem de dispensar a utilização do ribbon na impressão. Porém outras desvantagens (maior custo, menor durabilidade da impressão e maior desgaste da impressora) acabam restringindo a utilização em situações que proíbem a utilização do ribbon, como impressoras portáteis por exemplo. E finalmente as etiquetas em papel transtérmico, apresentam uma leve camada de um material termo-sensível que tem a função de melhorar a qualidade da impressão do ribbon sobre a etiqueta.
  3. OUTROS MATERIAIS: Obviamente existem muitos outros materiais que podem compor a etiqueta ideal para su operação, como por exemplo, o nylon resinado (largamente utilizado na indústria de confecção para identificação das roupas), papéis metalizados (utilizados em rótulos que precisam de um visual diferenciado), KAPTON (situações acima de 150°C), e muitos outros tipos. Mas por se tratarem de situações especiais, não vamos detalhar todas aqui neste artigo.

Resumindo, em linhas gerais, a escolha deve ser: se a etiqueta a ser utilizada será submetida a produtos líquidos, devemos usar os filmes plásticos, caso contrário os papeis. Dentre os filmes, caso a temperatura de trabalho será até 90°C, devemos usar o BOPP, acima disso (até 150°C) devemos usar o poliéster. Dentre os papeis, se sua aplicação permite a utilização de ribbon, hoje em dia com os ribbons de alta qualidade que utilizamos, a melhor escolha é o papel couché. Caso o uso do ribbon não seja possível, devemos usar o papel térmico.

Mas isso são linhas gerais. Nos procure que estamos prontos a entender as diferentes variáveis de sua operação, e ajudaremos a definir qual o melhor material da etiqueta que sua operação necessita.

E não se esqueça, se você ainda estiver com dúvidas a respeito deste e de outros problemas, não hesite em nos contatar, através dos comentários abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *